Valorização de nascentes na bacia hidrográfica do Córrego do Capão.

    Sociedade Civil Organizada

    30/03/2017

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Com a finalidade de ressignificar os rios e as áreas verdes da cidade, o Núcleo Capão e parceiros apostam no processo que incentiva a “Valorização de nascentes”, por meio da implementação de práticas e propostas que estimulem o plantio de jardins e\ou hortas em áreas urbanas degradadas como forma sustentável de apropriação e uso dos espaços que a cidade oferece, no intuito de inibir os ‘bota-foras’ e despertar a comunidade para o cuidado com os recursos hídricos e a necessidade conservação desse patrimônio natural.

    O que motivou a iniciativa

    A eminência da falta de água doce, a ausência de políticas públicas que tratem dos recursos hídricos com a devida responsabilidade e a necessidade de chamar a atenção para REVITALIZAÇÃO do Córrego do Capão estão entre as principais premissas que motivaram a criação do NÚCLEO CAPÃO - proposta que surgiu a partir de práticas educativas escolares, que se estenderam para além dos muros da escola.

    Principais resultados

    Nesses 4 anos de luta, dentre os resultados obtidos podemos citar a realização de eventos, oficinas, trilhas, trabalho de campo, disponibilização de cartilhas, distribuição de panfletos e ações, como adoção de nascentes no Capão, que se constituem em ferramentas fundamentais na argumentação favorável à construção de um projeto sustentável para o Córrego do Capão.

    Desafios Enfretados

    O NÚCLEO CAPÃO tem o apoio do Projeto Manuelzão e outros parceiros locais, mas institui-se como sociedade civil organizada sem fins lucrativos, que reune-se mensalmente desde 2013 para propor ações socioeducativas que visem a REVITALIZAÇÃO do Córrego do Capão. Tendo em vista esse quadro, os desafios que se colocam para o NÚCLEO CAPÃO são de ordem finaceira para custeio de cartilhas, oficinas, faixas, camisetas, construção e manutenção de site, dentre outras demandas que auxiliariam na sensibilização e mobilização da comunidade, bem como na dinâmica de capacitação\formação para uma vida mais sustentável na bacia do Capão.

    Lições aprendidas

    Durante muito tempo o desenvolvimentismo e a metropolização têm negado o direito aos cidadãos de uma cidade sustentável e de um meio ambiente saudável. Para que isso aconteça faz-se cada vez mais necessário que haja uma mudança de hábito forjada a partir de uma consciência cidadã alimentada cotidianamente por pequenas atitudes que podem gerar grandes mudanças.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    NÚCLEO CAPÃO
    CNPJ
    00000000000000000
    Endereço
    Rua Professora Liberalina Santana, 73, Enseada das Garças, BH, MG
    Equipe Técnica
    Roseli Correia da Silva, Gabriele Santos, Cláudia Andrade Barros.
    Instituições Parceiras
    Projeto Vida Padre Galhiac.

    Categorias

    Limpeza Urbana
    Público em Geral

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas